domingo, 30 de janeiro de 2011

Uma crônica Azul e Grená





















Por Nilson Pereira



Todo garoto sonha um dia em ver um time histórico. Um time que marque não apenas pela eficiência dos números,não apenas pelos títulos,mas pela qualidade,pela vibração,pelo encantamento que faz do futebol o esporte mais importante e popular de todo o globo terrestre!

Todo garoto da minha geração,cresceu ouvindo falar do Bayern de Franz Beckenbauer,do Flamengo de Zico,do Palmeiras de Ademir,do São Paulo de Raí,do Botafogo de Garrincha,do Cruzeiro de Tostão,do Santos de Pelé,do Napoli de Maradonna,do Milan de Van Basten,Maldini,Gullit e cia,do Real Madrid de Puskas,do Barcelona de Cruyff...

Times históricos,celebrados,enaltecidos por todas as gerações de amantes do futebol.

Mesmo apenas ouvindo falar,ou assistindo a alcunha desses times mágicos, em DVD's ou programas de noticiários esportivos,no coração de qualquer garoto da minha geração bate uma profunda e inexplicável nostalgia!

Infelizmente,crescemos em uma geração em que estes times denominados por históricos se tornaram raridades ! Crescemos em uma geração onde muitos times pareciam mostrar a magia futebolística que o tempo,o mercado financeiro(cujo não permiti mais que um time jogue junto por anos,fazendo com que o entrosamento,ingrediente fundamental para a magia de um time se concretize totalmente) e o espaço teimaram em nos roubar!

Times como o Real Madrid do inicio da década de 2000,os chamados galáticos,Cruzeiro campeão da tríplice coroa de 2003, e tantos outros em 20 anos que deram uma boa sensação de que aquela magia de outrora poderia voltar,porém,infelizmente todos ficaram apenas na promessa.

Porém Deus ,constantemente usa a vida para surpreender,para trazer o desejado, de onde menos se espera que aconteça...

Existe um clube,entre os mais populares do mundo, um dos mais perseguidos por um Estado na História,onde se misturava de forma lamentável política e futebol,um clube que tinha tudo para ser cada vez mais decadente,mas cujo o destino era ser vencedor,vencedor de tudo,política,esporte,na sociedade.

Um clube que por toda sua rica história que transcende o futebol,é como poucos um símbolo nacional, de uma nação que não é ainda um Estado,porém é mais significativa no sentido de nação que muitos Estados!

Um clube que não é definitivamente à toa ter como frase de divulgação '' Més que un club'',em seu idioma local,o catalão,que em português quer dizer :Mais que um clube .

Porém,no início da década de 2000,este mesmo clube,tão simbólico e significativo dentro de um contexto social,parecia sucumbir,inclusive sendo quase rebaixado pela primeira vez em sua rica história,com um fatídico décimo oitavo lugar em sua liga de disputa.

Inconformados,dirigentes e torcida(leia-se a nação catalã) se mobilizaram,deram uma grande volta por cima. Contrataram um craque brasileiro,que apareceu na hora certa,e liderados por ele,as conquistas voltaram.

Deu-se um gosto de nostalgia momentânea novamente em nossas bocas,porém,com o tempo,este time se mostrou ser mais um alarme falso.

Quando as esperanças deste coração que gosta de futebol pareciam se esgotar,do mesmo clube tão simbólico,surge um novo líder no fim desta mesma década...Um homem argentino de nascimento,porém catalão de hábitos e costumes,um jogador chamado Lionel Messi .

Um embaixador que surge da arte no esporte mais popular do mundo. Um representante da marca nostálgica que tantos anos demorava a voltar ao futebol ! Um homem plausível, não apenas pela genialidade,mas também por sua conduta,por sua humildade(uma das características mais louvável em um ser humano).

A desconfiança que é impertinente pela demora do surgimento de um novo time histórico,fez com que público e crítica olhassem para este time de forma meio impaciente. Seria apenas mais um time vencedor,porém sem brilho?

Definitivamente não...

Mesmo com derrotas(como a desclassificação em 2010 na Champions League pela Inter de Milão lideradas pelo técnico José Mourinho),este time era campeão no coração de todo amante do futebol!

Depois de muitos anos,um clube baseia um título mundial de nações,onde mais de 80 por cento da Espanha campeã aclamada da Copa do Mundo de 2010 era formado por este time histórico .

Um time que devolveu o brilho para o futebol mundial,aclamou as categorias de base de seu clube,outro fator que não acontecia a muito tempo no futebol mundial. Um time que formou estrelas,que não trouxe estrelas para formar um time.

O time de Victor Valdes, Carles Puyol,Gerard Piqué,Xavi Hernandes,Andreas Iniesta,Pedro Rodriguéz,Sergio Busquets, Lionel Messi...

Dirigidos pelo técnico Josep Guardiola(ex-jogador do Barcelona),todos estes citados gerados pela categorias de base do clube,complementados pelo genial lateral direito brasileiro Daniel alves,pelo marfinense Yaya Touré,e pelos medalhões, o sueco Ibrahimovic e pelo fracês Thierry Henry,que foram apagados pelo brilho das novas estrelas da base do Barcelona,deixando o clube posteriormente!

Um time imbatível,incomparável,mesmo nas derrotas ! Um time que devolveu ao mundo a vontade usar uma camisa,de torcer a favor ainda que não goste do clube em questão.

Um time imbatível,incomparável,mesmo nas derrotas ! Um time que devolveu ao mundo a vontade usar uma camisa,de torcer a favor ainda que não goste do clube em questão.

Quantos anos não sentiamos essa senssação,quantos anos não viamos um time influenciar tanto no panorama mundial!

Um time que coube a função de mostrar para os garotos da minha geração que o futebol ainda não acabou. Não apenas pelos títulos inéditos,tríplices coroas,revelações de jogadores astros,mas pela magia,pelo historicismo deste clube e deste time sobretudo .

Um time que não pertence apenas aos barcelonistas espalhados por todo o mundo,aos cidadãos da nação Catalunha, mas sim,a todos os amantes do futebol espalhados por todos os tempos !

Um time que encanta mesmo nas derrotas,encanta pelo seu lindo toque de bola,pelas jogadas geniais que nos deixam estupefáticos de Messi,Iniesta ,Xavi e companhia!

Este belo e histórico time,encontra certa resistência(sim isto é sempre possível na humanidade),dos críticos mal humorados de plantão.

As gerações passam,porém as críticas são sempre as mesmas,tais como ''time de moda'', por exemplo,porém,estes mesmo críticos,sem sombra de dúvidas,serão os mesmos que daqui há 10,15, talvez 20 anos,aclamaram este Barcelona 09/10,como o maior time de todos os tempos!

O time do século XXI até aqui,o time que resgatou a História do futebol,e justificou o amor platônico de seus fãs!


0 comentários:

Postar um comentário